Destaques do dia: o que foi notícia nesta quinta-feira (7/1)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)


 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (7/1) no site da revista Globo Rural.

Protesto contra alta do ICMS
Tratoraço em São Paulo (Foto: Twitter/@rafa_sanches)

 

Mesmo após o governo do Estado de São Paulo ter atendido parte das reivindicações do agronegócio em relação à cobrança de ICMS para produtos agrícolas, agricultores e entidades estão nas ruas para um “tratoraço” de protesto nesta quinta-feira (7/1). Setor argumenta que, apesar de recuo do governo, não foram atendidos pleitos ligados a áreas como energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros. 

Tributação ao agro em SP
premio-melhores-agronegócio-gustavo-junqueira (Foto: Rodrigo Trevisan/Ed. Globo)

 

O secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, confirmou a revogação do aumento da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os alimentos e itens relacionados aos insumos agropecuários. Na noite de quarta-feira (6/1), o governador João Dória anunciou, em nota, a suspensão das mudanças na cobrança do imposto, em meio a críticas do setor agropecuário.

Recuo do Governo de SP
tratoraço Sindicato São Miguel Arcanjo (Foto: Sindicato São Miguel Arcanjo)

 

Apesar da suspensão anunciada pelo Governo de São Paulo do aumento da cobrança do ICMS para produtos agropecuários, o setor ainda aguarda a publicação da medida. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Salles Meirelles, disse, nesta quinta-feira (7/1), que o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira, garantiu a publicação oficial ainda nesta semana.

Alta dos alimentos
alimentos-fruta-legumes (Foto: Getty Images)

 

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 2,2% em dezembro passado, na comparação com o mês anterior, alcançando média de 107,5 pontos, marcando o sétimo mês de aumento consecutivo. Para todo o ano de 2020, a média registrada foi de 97,9 pontos, maior alta em três anos e um aumento de 3,1% em relação a 2019. No entanto, o índice ainda ficou 25% abaixo de seu pico histórico em 2011.

Plantio de soja
Mesmo com o atraso no início do plantio, o Brasil deve colher 120 milhões de toneladas e ultrapassar os EUA na liderança mundial (Foto: Sergio Rannalli/Ed. Globo)

 

Mato Grosso do Sul encerrou o plantio da soja com 90% das lavouras em boas condições e expectativa de produzir 11,591 milhões de toneladas na safra 2020/2021. A produtividade estimada é de 53 sacas por hectare. Levantamento aponta que 56,5% da produção já foi vendida antecipadamente.

Açúcar indiano
Usina de açúcar em Morinda, Índia 30/12/2010 (Foto: Ajay Verma/Reuters)

 

As usinas de açúcar indianas estão assinando agressivamente contratos de exportação depois que o governo do país aprovou um subsídio para vendas ao exterior, enquanto os preços globais estão no mais alto nível em três anos e meio, disseram quatro autoridades da indústria à Reuters nesta quinta-feira (7/1).

Safra de trigo da Argentina
agricultura-trigo-argentina (Foto: Reuters)

 

A safra de trigo 2020/21 da Argentina deverá atingir 17 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 16,8 milhões de toneladas, devido a rendimentos superiores aos previstos em momento em que a colheita do cereal se aproxima do fim, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC).

Maior banco de sementes do mundo
soja_sementes_cerrado (Foto: Teresa Raquel Bastos/Ed. Globo)

 

A China concluirá neste ano um novo banco nacional de germoplasma para produtos agrícolas, disse nesta quarta-feira o ministro da Agricultura local, em medida que visa aumentar a capacidade do país de desenvolver novas variedades de culturas e ampliar a segurança alimentar. Local possui capacidade projetada de 1,5 milhão de cópias de cultivares, quase quatro vezes a que existe atualmente, de acordo com o governo. 

Morre Genival Lacerda
cultura-genival-lacerda (Foto: Reprodução/Facebook)

 

O forró perdeu, na madrugada desta quinta-feira (7/1), um de seus maiores ícones: o cantor e compositor Genival Lacerda, aos 89 anos, em decorrência da covid-19. A notícia foi divulgada por familiares nas redes socais. Lacerda estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital da Unimed, no Recife, desde o final de novembro.