Ministra Tereza Cristina se reúne com autoridades sanitárias da China

ministra-tereza-china (Foto: Divulgação/Mapa)

 

Visitando pela segunda vez neste ano China, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se encontrou, nesta segunda-feira (21/10) com o ministro Ni Yuefeng, responsável pelas questões sanitáris no país. De acordo com divulgado pelo Ministério da Agricultura, as discussões se concentraram na ampliação de exportações de produtos agropecuários brasileiros para o mercado chinês.

As conversas técnicas sobre o assunto devem prosseguir nesta terça-feira (22/10). Tereza Cristina ainda tem encontro previsto com o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Han Changfu. A viagem da ministra, além de uma continuidade das discussões iniciadas na visita anterior, em maio, prepara a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao país, prevista para esta sexta-feira (25/10).

 

A China tem sido o principal foco de uma epidemia de peste suína africana que, de acordo com dados da FAO, órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, já dizimou mais de 6 milhões de suínos só no continente asiático. Para especialistas, o desequilíbrio de oferta e demanda no país provocado pela doença não deve atingir apenas a carne suína, cujos preços estão em alta, mas também outras proteínas, como frango e a bovina.

A indústria brasileira de carnes tem a expectativa de avançar mais no mercado chinês. No início de setembro, o Ministério da Agricultura informou ter recebido 25 autorizações de frigoríficos exportadores, o que aumentou para 89 o número de plantas habilitadas. Mais recentemente, o governo chinês habilitou unidades industriais da Argentina.

A visita do presidente Jair Bolsonaro à China, em particular, será feita em meio a mais sinalizações de um acordo comercial do país com os Estados Unidos, feitas recentemente pelo presidente americano, Donald Trump. A própria ministra Tereza Cristina, ao comentar o assunto, ressaltou que os chineses são grandes parceiros do Brasil e que a situação não teria impacto imediato sobre o agro brasileiro.