Plantio de soja no Paraná chega a 99% e lavouras de milho têm leve piora

soja-oleaginosa (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O plantio de soja da safra 2020/21 no Paraná avançou 2 pontos porcentuais na última semana, para 99% da área prevista, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura paranaense, em relatório semanal divulgado nesta terça. A situação das lavouras da oleaginosa não mudou, segundo o boletim. O porcentual de plantações em boa condição de desenvolvimento se manteve em 72%; em condição média, 24%, e ruim, 4%. Das lavouras já semeadas, 82% estão em desenvolvimento vegetativo (3 pontos a menos do que há uma semana), 4% em germinação (-4 pontos), 12% em floração (avanço de 6 pontos) e 2% em frutificação (+1 ponto).

 

O cultivo da safra de milho verão terminou na semana passada no Estado. As condições das lavouras do cereal tiveram leve piora de lá para cá. As áreas em boa situação de desenvolvimento agora correspondem a 75% do total, ante 76% há uma semana; as plantações em condição média ainda representam 20% do todo, enquanto aquelas em situação ruim aumentaram para 5% do total, contra 4% uma semana atrás. Conforme o Deral, 65% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (-11 pontos porcentuais na comparação semanal), 26% em floração (+9 pontos) e 9% em frutificação (+3 pontos).

Com relação à primeira safra de feijão, o plantio foi encerrado na semana passada e as condições das plantações não mudaram no período. O Deral reportou que 78% das lavouras segue em situação boa, 20% em condições médias e 2% em ruins. Quanto às fases, 32% das plantações se encontram em desenvolvimento vegetativo (recuo de 9 pontos porcentuais na semana), 39% em floração (estável), 22% em frutificação (+6 pontos) e 7% em maturação (+3 pontos).A colheita de trigo foi finalizada na semana passada.