Vendas de diesel e gasolina da Petrobras superam níveis registrados antes da pandemia

Caminhão-tanque em refinaria da Petrobras em Canoas (RS) 02/05/2019 (Foto: Diego Vara/Reuters)

 

As vendas de diesel da Petrobras cresceram 18,8% em janeiro ante o mesmo período de 2020, enquanto as de gasolina avançaram 8,5%, indicando uma superação dos níveis registrados antes da pandemia de Covid-19.

O diretor executivo de Comercialização e Logística, André Barreto Chiarini, destacou as vendas de diesel S10, com menor baixo de enxofre, que subiram 37,5% no mesmo período.

“Sobre a demanda de combustíveis no mercado brasileiro, já superamos certamente os níveis pré-Covid”, afirmou Chiarini, ao participar de videoconferência de resultados do quarto trimestre de 2020 nesta quinta-feira (25/2).

“Estamos complementando nossa oferta do mercado interno com importados, muito em função do impacto das paradas obrigatórias de manutenção”, ressaltou.

O lado negativo do retorno da demanda, segundo Chiarini, é o querosene de aviação. As vendas em dezembro foram equivalentes a 64,2% das vendas de um ano antes.

O diretor executivo de refino e gás natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, explicou que a empresa elevou o fator de utilização do parque de refino no primeiro bimestre deste ano, atingindo 86% em fevereiro, ante média de 79% em 2020.