VÍDEO: Pecuaristas contam como produzem mais e melhor sem desmatar

Pecuária sustentável (Foto: Globo Rural)

 

Frequentemente associada ao desmatamento, a pecuária do Norte do Mato Grosso tem passado por uma revolução tecnológica. Engana-se, contudo, quem pensa em drones e máquinas ultramodernas.

São técnicas simples, como manejo e rotação de pastagens, suplementação alimentar e bem-estar animal que têm permitido aos produtores da região dobrarem sua produção sem a necessidade de abrir novas áreas.

 

A Revista Globo Rural visitou fazendas em quatro cidades do Norte do Mato Grosso para conhecer os esforços da pecuária legal para promover a sustentabilidade na região.

Com resultados que superam com folga a média nacional, esses produtores relataram os desafios de criar gado em um dos biomas mais vigiados do planeta e as dificuldades para transformar a imagem da atividade diante da opinião pública.

“Óbvio que expansão territorial foi o que fez há 40 anos essa região ser ocupada. Mas hoje a gente consegue entender que não tem a necessidade de ampliar as áreas”, explica Murilo Saraiva Guimarães, diretor de consultor da Campo S.A.

Assista à reportagem em vídeo