Destaques do dia: o que foi notícia nesta sexta-feira (26/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (26/6) no site da Globo Rural.

Embate sobre Covid nos frigoríficos

 

 

frigorifico-aves-frango-galinha (Foto: Globo Rural)

 

O Ministério da Economia refutou as observações feitas pelo MPT, em nota técnica, sobre a portaria que definiu um protocolo único para prevenção e controle da Covid-19 em frigoríficos. Segundo o MPT, as regras divergem de normas editadas pelo próprio governo federal e de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Recorde no Porto de Santos
Fotos do Porto de Santos para o banco de imagens do site www.portodesantos.com.br (Foto: www.estudio58.com.br)

 

No porto de Santos (SP), por onde passa cerca de um terço das exportações brasileiras, os embarques registraram recorde pelo quarto mês consecutivo. Em maio, foram 12,98 milhões de toneladas, 13,9% a mais do que o recorde anterior, no mesmo mês de 2017.

Os embarques aumentaram 27,6%, liderados pelo crescimento de 40,2% nas exportações de soja em grãos e farelo (4,50 milhões de toneladas) e de 94,3% nos carregamentos de açúcar (2,25 milhões de toneladas), a segunda maior carga escoada por Santos.

Proibição de dicamba nos EUA
defensivo-insumo-pulverizacao-pulverizador-agrotoxico-aplicacao-herbicida-inseticida-praga (Foto: Thinkstock)

 

O cancelamento do registro de três produtos com o princípio ativo dicamba, herbicida substituto ao glifosato e usado na terceira geração de soja transgênica, abalou a indústria química e trouxe incertezas em relação ao uso de pesticidas para controle de plantas invasoras nas lavouras dos EUA. O uso do princípio ativo dicamba envolve pelo menos 60% da área cultivada com o grão no país. 

Safra de grãos maior
Exportação maior, produção animal e etanol fortalecem cenário para o milho brasileiro (Foto:  )

 

A Datagro estima a safra de grãos do Brasil em 2020 em 255,01 milhões de toneladas, aumento de 2% sobre o recorde anterior, no ano passado, quando somou 250,12 milhões de toneladas. Segundo a consultoria, a produção de oleaginosas deve crescer 2% neste ano, para 128,92 milhões de toneladas, sendo 122,06 milhões de toneladas só de soja.

Compra de alimentos pela Conab
agricultura-familiar (Foto: MDA/Divulgação)

 

Agricultores familiares têm até 3 de julho para enviar à Conab propostas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com R$ 103 milhões para compra de mantimentos a serem repassados a entidades socioassistenciais cadastradas. Acumulando perdas desde o início da pandemia de Covid-19, as famílias agricultoras mais vulneráveis precisam do subsídio das compras públicas de alimentos para garantir a continuidade de produção.

Milho cai e de frango sobe
frango-aves-galinha (Foto: Globo Rural)

 

Enquanto valores de insumos como o milho estão em queda, os preços do frango vivo seguem em forte ritmo de recuperação nas regiões do Estado de São Paulo, segundo o Cepea. Esse contexto tem favorecido o poder de compra do avicultor paulista. 

App sobre cavalos crioulos
App Cavalo Crioulo (Foto: Divulgação)

 

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) lançou o Cavalo Crioulo Digital, um aplicativo para dispositivos móveis que contém conteúdos exclusivamente digitais sobre a raça crioula. O app é voltado à maior circulação e facilidade no acesso a informações sobre a raça, dispondo catálogos de eventos, link para as notas em tempo real, notícias atualizadas, acesso à área restrita e transmissões ao vivo.