Morre um dos pioneiros na criação de cavalos Quarto de Milha no Brasil

Um dos pioneiros na criação de cavalos Quarto de Milha no Brasil, Ruy Moraes Terra morreu aos 92 anos de idade em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que lamentou o falecimento em seu site, Terra fez escolha pelo Quarto de Milha graças à King Ranch, a introdutora da raça no Brasil.

Ruy Moraes Terra, um dos pioneiros na criação de cavalos Quarto de Milha, morreu aos 92 anos (Foto: ABQM/Divulgação)

 

Os animais chamaram a sua atenção pela qualidade, docilidade, beleza, conformação e agilidade. O seu primeiro animal PO foi Uirapuru, nascido em 1965, filho de Caracolito, primeiro cavalo registrado no Brasil.

Ele acumulou importantes vitórias com a sua criação, especialmente nas modalidades de Conformação e Corrida, em eventos oficiais da ABQM, por todo o Brasil. O criador foi o primeiro presidente do Rancho QM, em Presidente Prudente.

 

Também foi responsável pela construção do tattersall, onde ocorreram os primeiros leilões da raça, e pela obra de uma das primeiras arenas cobertas do país, uma das maiores da América Latina. O titular do Haras Terra foi homenageado no 8º Hall da Fama, em 2018.

Terra deixou a esposa, Silvia Volpon Terra, e cinco filhos: Denise, Márcia, Renata, Ruy e Silvana. “A ABQM agradece por toda a sua dedicação à raça Quarto de Milha e incentivo aos Esportes Equestres e se solidariza com os familiares e amigos”, destacou a entidade.

Leia mais notícias sobre Criação