Tempo volta a abrir no Sul e segue chuvoso no Centro-Oeste

Na quinta-feira (25/11), a formação de um sistema de baixa pressão que deu origem a uma frente fria provocou chuva em praticamente todas as áreas da região Sul. Agora, o mesmo sistema praticamente já deixou a região nesta sexta-feira (26/11), e a expectativa é que os próximos dias sejam secos até pelo menos segunda-feira (29/11), quando uma nova frente fria invade os estados sulistas.

nublado plantação chuva (Foto: Getty Images)

 

Os estados do Centro-Oeste seguem com previsão de chuva forte, principalmente em Goiás e Mato Grosso. “Uma frente fria que se desloca pelo Brasil começa a reorganizar os corredores de umidade e a partir desta sexta-feira (26/11), a chuva aumenta bastante e devemos ter um final de semana instável, nebuloso e com mais chuva”, afirma Alexandre Nascimento, agrometeorologista da Rural Clima. O estado de Mato Grosso do Sul continua com uma condição relativamente melhor, com chuvas e sol intercalados.

Após alguns períodos de sol que permitiram os tratos culturais em várias áreas, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) deve ter chuvas constantes. Isso porque temos uma frente fria se deslocando pelo país que deve chegar à Bahia. “O final de semana será marcado por chuvas volumosas, não é um tempo invernado mas sim de bastante precipitação”.

 

O Sudeste tem altas condições de chuva nesta sexta-feira (26/11). Ao longo do dia, pode chover a qualquer hora no estado de  São Paulo, porém intercalado com períodos de sol. De acordo com a Climatempo, a chuva mais forte deve acontecer no interior paulista. Entre a tarde e a noite, Rio de Janeiro, centro, sul e oeste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e Triângulo Mineiro podem receber pancadas. Nas demais regiões do Sudeste, o tempo segue aberto sem previsão de chuva.